Preocupação

Cinco focos de Aedes na região da Balsa

Todos os casos foram identificados pela Vigilância Ambiental em Saúde durante a primeira quinzena de janeiro

Divulgação -

Cinco focos de mosquitos Aedes aegypti, todos em estado larval, foram identificados pela Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams) na região da Balsa, nas duas últimas semanas. São duas ocorrências na Ambrosio Perret, duas na Balsa e uma no Porto. Todas as larvas do mosquito, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika, foram encaminhadas para análise em laboratório.

A Pesquisa Vetorial Especial (PVE), que consiste na visitação da equipe nas residências próximas ao local onde é encontrado o criadouro, segue sendo realizada, já que o primeiro caso foi constatado no dia 4 de janeiro e o último no dia 11.

Em razão do alto volume de chuvas da primeira quinzena do mês - 230 milímetros, conforme pluviômetro da Barragem Santa Bárbara - a equipe encontra dificuldades para concluir as vistorias domiciliares na região. A Vigiams alerta que o calor associado à umidade potencializa a reprodução dos mosquitos.

“Pedimos a colaboração dos moradores para que recebam nossa equipe em suas residências, assim como do restante da população, para que cumpram a sua parte, a fim de que não surjam novos focos”, explica a chefe da Vigiams, Isabel Madrid.

Isabel lembra, ainda, que os agentes trabalham sempre identificados com o uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e com um crachá, que contém o seu número de matrícula. Qualquer dúvida em relação ao atendimento da Vigiams pode ser esclarecida pelo 3284-7759 - telefone do Programa de Combate ao Aedes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Situação estrutural do Grande Hotel é preocupante Anterior

Situação estrutural do Grande Hotel é preocupante

Bolsonaro defende Mercosul enxuto e com relevância Próximo

Bolsonaro defende Mercosul enxuto e com relevância

Deixe seu comentário